Instituidor

Manuel Valente de Pinho Leão _ 1920-2010   (desenho JAD Sousa Lopes, 1984)

Manuel Valente de Pinho Leão nasceu em Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira) a 25 de Agosto de 1920. Após frequentar os Seminários do Porto é ordenado padre em 8 de Agosto de 1943. Junto do tio padre José Leite Dias de Pinho, inicia, em Oliveira do Douro,  o serviço pastoral. Vila Nova de Gaia seria o lugar permanente da sua dedicação ao ensino, como professor, desde a ordenação, e diretor (1946-1992) do Colégio de Gaia, obra diocesana que ampliou com equipamentos condignos e ilustrou com o seu saber, particularmente em Inglês e Literatura portuguesa. O campo da educação constituiu a sua paixão até ao fim da vida, seja na criação da Escola Profissional de Gaia, seja do Instituto Superior Politécnico, em 1990. Impulsionou obras sociais, sendo representante da Diocese na “Obra do Padre Luís” (desde 1982) e deu novo vigor à Confraria do Monte da Virgem Imaculada, dados os seus dotes de excelente gestor. Essa qualidade justificou a escolha como membro do Conselho de Assuntos Económicos Diocesano, entre 1986 e 1991.

Publicou vários livros resultantes da investigação sobre fontes de Arquivo, na área da História da Arte. No Colégio do Sardão, onde viveu, como capelão, era muito procurado como conselheiro.

Criou a Fundação Manuel Leão (1996), à qual legou os todos seus bens, com finalidades culturais (sobretudo de teor pedagógico e artístico) e assistenciais. Viajante pelas quatro partes do mundo, partiu para a última viagem a 24 de Setembro de 2010.

Antes da sua partida entregou os textos das suas memórias para que fossem perpetuadas em publicação monográfica. Nesses textos faz uma profunda reflexão do seu percurso de vida, que quis dar a conhecer em discurso direto. Esta publicação está disponível para leitura e consulta em linha, dado que a versão em papel ficou imediatamente esgotada.
ler o livro

Para melhor conhecer o seu percurso criativo, pode consultar a recolha bibliográfica (provisória) que foi feita e que vai sendo actualizada à medida que forem sendo encontrados novos títulos, principalmente em periódicos regionais. Esta recolha foi feita por Carlos A. Moreira Azevedo, com a colaboração de Duarte Ribeiro.

Para conhecer a recolha bibliográfica clique aqui. (em atualização)

1
5
7
31
39
40
57
61
109
125