PATRIMÓNIO

Fundo Fotográfico Teófilo Rego

O Fundo Fotográfico Teófilo Rego é composto por um arquivo com cerca de 500 mil espécies fotográficas realizadas pela casa-indústria “Foto-Comercial Teófilo Rego” (1947-c.1998), por um conjunto de câmaras e dispositivos, que foram sendo colecionadas pelo fotógrafo e que documentam a evolução tecnológica desde o final do séc. XIX até meados do séc. XX, bem como por diversos equipamentos pertencentes ao seu estúdio fotográfico.

O arquivo da “Foto-Comercial Teófilo Rego” é um valioso referente fotográfico sobre o Porto e Norte de Portugal, que, a par do trabalho fotográfico pessoal, reúne o trabalho comercial desenvolvido ao longo de quase cinco décadas, sendo um dos mais representativos do panorama cultural e industrial da região norte.

O fundo, coordenado pela equipa da Casa da Imagem, encontra-se em fase de continuação da investigação do Arquivo sujo, da investigação sobre as imagens da Base de Dados on-line disponível para consulta pública, bem como da criação de parcerias de investigação com Centros de Estudo universitários.

Edifício casa-indústria

O Edifício casa-indústria da “Rocha Artes Gráficas” foi uma empresa familiar dedicada à impressão gráfica que operou, entre 1895 e 2011, nas instalações onde hoje se encontra a Casa da Imagem. A casa-indústria tem sido objeto de intervenção e de reflexão, a partir do uso dos seus espaços e do modo como essa utilização pode condicionar a experiência estética e cultural, tendo sido criada, em 2022, uma residência RAG-Rocha Artes Gráficas no sentido de promover a investigação e a difusão do trabalho realizado por esta indústria. A transformação da habitação doméstica e da área industrial da fábrica num espaço cultural é um processo que tem tido um ritmo próprio, de negociação entre o acervo da Casa da Imagem, os discursos que se constroem, os públicos, a família que a habitou e o poder local.

Biblioteca

A Arte, nas suas diferentes vertentes, é uma das áreas de atuação da Fundação. Neste domínio dispõe de uma Biblioteca especializada em Arte que enriquece continuamente. Esta Biblioteca está disponível, para já, apenas para consulta presencial, sob autorização prévia. Também conta com uma colecção editorial “Artes & Artistas”, com quatro títulos publicado, nomeadamente A Cerâmica em Vila Nova de Gaia, A Arte em Vila Nova de Gaia, Artistas Antigos do Porto e Cerâmica saída da Barra do Douro.

Numismática

Além da sua biblioteca e do plano editorial, a Fundação dispõe de uma coleção de numismática que se encontra em inventário. É intuito da Fundação divulgar esta coleção em linha e a publicação de um catálogo.

colecao