Educação

Desde as suas primeiras atividades, que começaram em 1998, a Fundação procurou responder às necessidades educativas com que a sociedade portuguesa se deparava, sem se desvincular dos seus fins estatutários. Como contributo para a melhoria da qualidade da educação em Portugal criou o Programa de Avaliação Externa de Escolas como instrumento de apoio à autoavaliação. Este Programa inédito e pioneiro em Portugal tem-se mantido ao longo dos anos, dada a sua pertinência e qualidade. A par desta iniciativa foram apoiadas edições de caráter científico na área de educação, desde ensaios a trabalhos de investigação.

Mais recentemente e num contexto de transversalidade da educação e num quadro de inclusão social, criou o seu Museu Casa da Imagem que visa a proporcionar à população jovem o contacto com a educação artística, quer através de oficinas de formação no espaço do Museu Casa da Imagem, quer através da deslocação dos técnicos às escolas.

 

Programa de Avaliação Externa de Escolas

O Programa AVES – Avaliação Externa de Escolas nasce como um contributo para alcançar o objetivo de ligar, no terreno de cada escola, a identificação dos fatores que promovem e/ou impedem a qualidade do seu desempenho com as ações e os projetos que, ainda em cada escola, se podem mobilizar em ordem à melhoria deste mesmo desempenho social. A convergência entre as duas dinâmicas, cremos nós, pode acelerar os processos que contribuem para melhorar a qualidade das escolas secundárias portuguesas.

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Apoio à investigação científica

A Fundação Manuel Leão apoia de investigação científica desde que enquadrados nas suas áreas de intervenção. O apoio traduz-se, após uma criteriosa análise por especialistas de cada área, na publicação e divulgação do trabalho proposto ao apoio. Para tal criou duas coleções, uma para ensaios (FML) e outra para trabalhos de investigação (DPP – Desenvolvimento Profissional de Professores).

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RIMED

Esta rede, constituída por parceiros institucionais (escolas, agrupamentos de escolas, autarquias, centros de formação, associações e outras entidades públicas e privadas) e individuais (dirigentes, investigadores e profissionais da educação), propõe-se atuar em três grandes linhas: apoiar Projetos de Inovação e Melhoria Educacional, junto de Agrupamentos, Escolas, autarquias e outras instituições; criar uma Rede de escolas apostadas na inovação e melhoria educacional; e organizar um sistema permanente de visitas cruzadas entre escolas portuguesas e entre estas e os case studies mundiais da inovação escolar.

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EDUfuturo
Rede de Escolas para a Transformação da Educação

A justiça e a esperança de que a educação escolar se deve revestir, todos os dias, requerem um novo esforço, um grande e belo desafio, uma renovação educacional profunda.

A escola tem de prosseguir e aperfeiçoar a sua capacidade de formar crianças e jovens competentes, capazes de aceder ao conhecimento pertinente e oportuno, sempre, ao longo de toda a vida. Mas sabemos também que quanto mais a educação escolar se fecha na mera preparação para os exames e no desenvolvimento de apenas uma ou duas facetas da nossa inteligência, mais as crianças e os jovens se vêm impedidos de se desenvolver como seres humanos livres e solidários e fazer face aos complexos dias que se avizinham. A competência que defendemos não é unidimensional, mas múltipla, poliédrica, articulada, apta a ligar-se cooperativamente.

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