Ao nível artístico e em estreita correlação com o plano educativo, a Fundação Manuel Leão criou, em 2010, um centro de educação artística aberto à comunidade. É a Casa da Imagem.
Pretende ser um espaço de aprendizagem, reflexão, produção e partilha de sentidos da relação da pessoa com o mundo através da experimentação da prática artística. Compreendemos o ato educativo como uma ação que se centra na aprendizagem que o sujeito desenvolve a partir de si próprio em cooperação com o meio. Entendemos a arte como um conceito alargado que abrange o campo mais específico da prática artística e um outro mais próximo do âmbito cultural. A educação artística na Casa da Imagem centra-se na relação próxima entre a experiência e a divulgação artística e cultural e o serviço educativo. A promoção da relação entre as vertentes educativa e artística far-se-á em função das vivências e expectativas das pessoas que participam neste projeto.
Na Casa, a imagem é o objeto que promove o encontro entre a experimentação e a aprendizagem da pessoa, como sujeito contemporâneo, e o que a envolve. A imagem é, simultaneamente, o objeto que resulta desse processo. Dessa forma, cria-se um contexto de aprendizagem produtivo no qual a pessoa mobiliza imagens num processo dinâmico entre olhar, “desenhar” e construir sentidos. Desejamos que a Casa da Imagem seja um espaço em que a aprendizagem se caracterize pela capacidade de intervir reflexivamente sobre contextos quotidianos através da implicação dos participantes nas atividades. É neste contexto de aprendizagem e de produção que compreendemos a prática da arte contemporânea como possibilidade de criar um espaço comum, onde se intersetam múltiplas linhas de sentido com orientações diversas: da comunicação e da linguagem, mediais, tecnológicas e lúdicas, históricas e sociais, filosóficas e estéticas, políticas e educativas. A aprendizagem ganha lugar com a adoção de atitudes de descoberta, exploração e desconstrução, cooperação, partilha e produção de sentidos individuais da imagem. Na Casa da Imagem desenvolvem-se várias atividades nas áreas artística e educativa, criando relações muito próximas com a comunidade.