Resumos das apresentações

RESUMO DAS APRESENTAÇÕES

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO ESTUDO “AS MOTIVAÇÕES E PREOCUPAÇÕES DOS PROFESSORES”
JOAQUIM AZEVEDO

A questão do esgotamento dos professores, e até mesmo do “burnout”, tem sido notícia recorrente nos media, ora porque há novos resultados de estudos, ora porque esse cansaço e esgotamento é invocado permanentemente para se explicar quase tudo o que, de menos positivo, se passa na educação escolar, em Portugal. Joaquim Azevedo apresentará os principais resultados do inquérito sobre as preocupações e as motivações dos professores portugueses e a opinião dos mesmos sobre as percepções que têm sobre o seu “profissionalismo, as condições e as formas de trabalho e sobre as mudanças na última década no sistema educativo, por forma a possibilitar o debate na sociedade portuguesa.

 

O PROGRAMA AVES E OS SEUS RESULTADOS: TENDÊNCIAS DOS ÚLTIMOS ANOS
JOÃO JOSÉ VEIGA

Os resultados das Provas de Conhecimento do Programa AVES são a base do cálculo do valor acrescentado. Apresentaremos os resultados do período de 2008/09 a 2015/16. Nesta intervenção tentar-se-á responder às seguintes questões: a) Existe alguma tendência evolutiva significativa nos resultados dos alunos, em cada uma das provas integrantes do Programa AVES?; b) Como variam os resultados dos alunos, na mesma disciplina, entre a entrada e a saída de cada ciclo de ensino?; c) Como tem evoluído a opinião dos pais, dos alunos e dos professores sobre as suas escolas? Abordar-se-á como as direções dos estabelecimentos de ensino e as equipas de avaliação interna, podem utilizar os dados fornecidos nos relatórios do Valor Acrescentado, tendo em vista a implementação de programas de melhoria dos resultados dos seus alunos, fazendo-se um balanço deste conceito inovador. Será, ainda, apresentados quadros comparativos das médias dos resultados das Provas de Conhecimento do Programa AVES, com as médias dos exames nacionais nas disciplinas de Português e Matemática, no 6º, 9º e 12º ano. Será que existem diferenças  entre a evolução dos resultados do Programa AVES e os resultados dos exames nacionais?

 

OS RESULTADOS DO PROGRAMA AVES E OS RESULTADOS DOS EXAMES NACIONAIS: UMA COMPARAÇÃO
RODRIGO QUEIROZ E MELO

Durante as últimas décadas, a utilização de provas externas de avaliação de conhecimentos e competências dos alunos para regulação dos sistemas educativos tornou-se uma prática corrente e, em muitos casos, pouco discutida. Este instrumento, que ganhou especial visibilidade e impacto entre nós por força dos “rankings” das escolas, parece-me que está para ficar. Por isso, é importante pensar sobre ele, as suas virtualidades e os seus limites.

Exames, provas de aferição, “provas AVES”, são instrumentos com características técnicas diferenciadas que os tornam mais aptos a responder a umas perguntas e inadequados para responder a outras. Neste comentário serão exploradas estas características e as diferentes perguntas que os diferentes atores habitualmente colocam às provas. Focar-se-á, ainda, focando em que medida cada um destes instrumentos pode ser apto a responder às motivações e preocupações dos professores e partilhando alguns desenvolvimentos futuros possíveis nesta matéria.

Consulte aqui o resumo das apresentações em formato pdf. (brevemente disponível)

Informa-se que os serviços da Fundação Manuel Leão se encontram encerrados até 31 de agosto de 2017, por motivo de férias.

Qualquer informação pode ser obtida através de correio eletrónico fmleao@mail.telepac.pt.

Obrigado pela compreensão!