Padre Manuel Leão: os testemunhos

No âmbito das comemorações dos 100 anos de nascimento do P. Manuel Leão (1920-2020), a Fundação Manuel Leão está a recolher múltiplos testemunhos que permitam dar a conhecer os várias facetas da vida do seu instituidor. Foi realizado um convite a todos os que se tenham cruzado com esta personalidade para partilharem a sua história com a comunidade. 

Comunicamos alguns excertos dos testemunhos já recolhidos:

“Foi o Padre Leão que me permitiu aceder a um curso superior”

“Professor era extraordinário, muito à frente do seu tempo, utilizando meios agora considerados de vanguarda, naquele tempo gravadores de voz, nas aulas de Inglês, por exemplo.”

“Não se limitava a dar formação académica, mas também formação cívica, tão descurada nos tempos que correm. Até teatro ele introduziu como complemento às aulas!”

“Conheci quando eu era pequeno, como frequentador da igreja em que dava “gozo” assistir às suas missas e suas palestras, sem qualquer tipo de rodeios e direto, aliás como foi sempre”

“Homem humilde de grande cultura e sempre atento à evolução dos tempos na vanguarda de grandes decisões, mas sem protagonismo. Amigo de ajudar a tudo e todos, nos bons e maus momentos em que com a sua palavra sábia e objetiva, em escassos minutos, tínhamos a solução.

“Grande empreendedor para a realização de projetos fortemente baseados no ensino e não só, projetados e desenvolvidos com o objetivo valorizar o bem comum”