“Muito obrigado Padre Leão” 2 Maio, 2020 – Publicado em: Testemunhos

O Padre Manuel Leão foi para mim o meu segundo Pai.
Com o meu Pai emigrado no Brasil, e com os meus Pais com muito fracos rendimentos, foi o Padre Leão que me permitiu aceder a um curso superior, ao faciltar a minha formação liceal no Colégio de Gaia.
Estamos a falar dos anos 50/60.
Como Professor era extraordinário, muito à frente do seu tempo, utilizando meios agora considerados de vanguarda, naquele tempo gravadores de voz, nas aulas de Inglês, por exemplo.
Conseguía impor disciplina, sem que isso significasse rigidez, procurando até introduzir um pouco humor quando considerava apropriado.
Não se limitiva a dar formação académica, mas também formação cívica, tão descurada nos tempos que correm. Até teatro ele introduziu como complemento às aulas!
Tive o previlégio de privar com ele na sua casa no Colégio do Sardão, no tratamento das fichas para o dicionário que pretendía publicar, e de testemunhar a sua generosidade para quem se lhe dirigía a pedir ajuda. E, mesmo estando só os dois, ele fazía isso com uma discrição notável, que só me apercebía pelo ” … obrigado Sr Padre Leão …” .
E é isso que eu também digo: Muito obrigado Padre Leão.
Está ao lado dos meus Pais, no meu coração.
Sem a sua ajuda não sería o ser humano que sou hoje. 

Obrigado, me darem a oportunidade de expressar o meu profundo agradecimento a este Grande Homem! 

Júlio