A educação do futuro está aqui! #4 – está a chegar o dia

Está a chegar o dia do reencontro de muitos educadores, no Porto, no 4º Encontro “A educação do futuro é aqui”.
Para abrir o apetite, deixamos aqui alguns exemplos de trabalhos que vão ser desenvolvidos nas Oficinas, que decorrem da parte da tarde.

Oficinas: uma ocasião para aprender e fazer e experimentar, para aprofundar a reflexão e debater. Veja alguns exemplos:

Aprendizagem Baseada em Projetos
Susana Carneiro

A Aprendizagem baseada em Projeto não é uma arte pronto-a-vestir e, por isso, nesta oficina, vamos dedicar-nos a produzir roupa à medida. Como construir um desafio motivador? Como nos certificamos que estamos a cumprir as metas de aprendizagem? Eles sabem trabalhar em equipa? Haverá mesmo tempo para isto? Vão encontrar moldes, linhas de todas as cores, agulhas, botões e tecidos variados… com empenho e trabalho de equipa, poderão levar para a escola um “fatinho” ainda com as bainhas por fazer mas já a querer ser experimentado.

Lideranças escolares
Joaquim Azevedo (segunda parte da tarde)

O que define uma boa liderança escolar? O que diz a literatura e o que lhe diz a si a sua própria experiência? E se procurássemos debaixo das mesas e das cadeiras? Talvez esteja lá o que é preciso para iniciar uma boa discussão em conjunto. E se ordenássemos, em conjunto, as características de uma boa liderança escolar? E se estabelecêssemos as prioridades do nosso AE? Vai ser uma Oficina viva e ativa!

Autonomia e flexibilidade curricular
AE Virgínia Moura (Braga)

Como é que o AE entrou no projeto da AFC? O que enfrentou de início? Como está a aprender a gerir autonomamente o currículo? Que é uma DAC? Como é que construímos as nossas DAC? Vamos rever várias DAC construídas pelo AE e vamos construir uma, em pequenos grupos, por ciclos de estudos? Estes são alguns dos desafios desta Oficina.