Casa da Imagem colabora na exposição “Mar Novo”

A Casa da Imagem, projeto da Fundação Manuel Leão, colaborou na exposição “Mar Novo”, que esteve patente na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, de 2 de dezembro de 2017 a 3 de março de 2018, por ocasião das Comemorações do Centenáro de Júlio de Resende.

“A disposição cénica das peças, as cores, a luz e as projecções que agora reconstituem Mar Novo remetem-nos, de facto, para essa “história de pasmar” com que os autores do projecto conquistaram o júri do concurso de 1956. À entrada, uma fotografia de Teófilo Rego (1914-1993) documenta a exposição realizada nesse ano na Exposição Magna promovida por Carlos Ramos, o grande artífice das medidas que, nessa década de 50, criaram a fama da Escola do Porto.

Ao longo das paredes, novas fotografias de Rego – cujo espólio, reunido na Casa da Imagem, em Gaia, foi fundamental para a reconstituição do projecto – e fotomontagens feitas a partir dos estudos originais dos três artistas dão a conhecer as várias fases e faces do monumento.” in público

ler +