A Fundação Manuel Leão foi criada em Janeiro de 1996 pelo seu instituidor, Manuel Valente de Pinho Leão, presbítero da Diocese do Porto. Os seus fins principais são a promoção do bem público nos domínios transversais da educação, da cultura, da atividade artística e da ação sociocaritativa. Desde a sua criação que desenvolve e apoia múltiplos projetos.

MISSÃO

COCONSTRUIR PROPOSTAS DE VALOR ACRESCENTADO COM AS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS E CULTURAIS E COM A COMUNIDADE, PARA A PROMOÇÃO DO BEM COMUM, ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO, DA INOVAÇÃO, DA INCLUSÃO, DA INVESTIGAÇÃO E DA CAPACITAÇÃO.

VISÃO

SER UMA INSTITUIÇÃO DE PROXIMIDADE E DE REFERÊNCIA NACIONAL NA INOVAÇÃO SOCIAL NOS DOMÍNIOS DA EDUCAÇÃO E DA ARTE, CONTRIBUINDO PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SUSTENTÁVEL E ABERTA AOS DESAFIOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS.

VALORES

COMPROMISSO SOCIAL: PARTICIPAÇÃO ATIVA E RESPONSÁVEL NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E INCLUSIVA.

COOPERAÇÃO E INOVAÇÃO: COCONSTRUÇÃO, EM REDES COLABORATIVAS, DE RESPOSTAS SOCIAIS CRIATIVAS, ABERTAS À EXPERIMENTAÇÃO E DIRIGIDAS AO BEM COMUM.

SUSTENTABILIDADE: ADOÇÃO DE PRÁTICAS SOCIAIS, CULTURAIS, AMBIENTAIS E ECONÓMICAS, DE PRESERVAÇÃO E RESPONSABILIDADE COLETIVA, COM UMA VISÃO DE LONGO PRAZO

TRANSPARÊNCIA E QUALIDADE: ATUAÇÃO TRANSPARENTE, ÍNTEGRA, INDEPENDENTE, ACESSÍVEL E COMPREENDIDA POR TODOS.