‘#NARCISONLINE: o poder das imagens e das redes sociais na sensibilização e na inclusão da deficiência intelectual’ 27 Junho, 2025
A Fundação Manuel Leão viu, no passado dia 4 de junho de 2025, aprovada a sua candidatura ‘#NARCISONLINE: o poder das imagens e das redes sociais na sensibilização e na inclusão da deficiência intelectual’ pelo Programa Regional do Norte 2021-2027 (NORTE2030), concretamente o Aviso NORTE2030-2024-8 – Parcerias para a Inovação Social. Assim, dando continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Casa da Imagem, no âmbito de projetos como o #NarcissusMeetsPandora (2020-2022) e o anterior #NarcisOnline (2018-2019), damos início a um projeto direcionado para pessoas com deficiência intelectual.

Objetivos?
Testar um projeto piloto consubstanciado na implementação de um programa de atividades de cocriação para desenvolver competências transversais de comunicação, visuais e legais das pessoas com deficiência intelectual, através de aprendizagens que recorrem a atividades não-formais de base artística, com vista a promover a acessibilidade, representação, participação cívica e empregabilidade.
Onde iremos atuar?
Junto de jovens e adultos utentes dos CIS – Centros de Inclusão Social de Vila Nova de Gaia, concretamente as unidades de Avintes, Canelas e Grijó e da APPACDM de Vila Nova de Gaia.
Investidores sociais?
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a par do Complexo de Neurointervenção da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vila Nova de Gaia, da ENDIR, do Grupo Ribadouro e da SONAE.
Ao longo de dois anos, iremos em conjunto desenvolver competências transversais de pessoas com deficiência intelectual e sensibilizar a comunidade em geral, criando e disponibilizando, ferramentas e orientações práticas para a inclusão das pessoas com deficiência intelectual nas redes sociais.