‘#NARCISONLINE: o poder das imagens e das redes sociais na sensibilização e na inclusão da deficiência intelectual’ 27 Junho, 2025

A Fundação Manuel Leão viu, no passado dia 4 de junho de 2025, aprovada a sua candidatura ‘#NARCISONLINE: o poder das imagens e das redes sociais na sensibilização e na inclusão da deficiência intelectual’ pelo Programa Regional do Norte 2021-2027 (NORTE2030), concretamente o Aviso NORTE2030-2024-8 – Parcerias para a Inovação Social. Assim, dando continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Casa da Imagem, no âmbito de projetos como o #NarcissusMeetsPandora (2020-2022) e o anterior #NarcisOnline (2018-2019), damos início a um projeto direcionado para pessoas com deficiência intelectual.

FICHA DE OPERAÇÃO

Objetivos?
Testar um projeto piloto consubstanciado na implementação de um programa de atividades de cocriação para desenvolver competências transversais de comunicação, visuais e legais das pessoas com deficiência intelectual, através de aprendizagens que recorrem a atividades não-formais de base artística, com vista a promover a acessibilidade, representação, participação cívica e empregabilidade.

Onde iremos atuar?
Junto de jovens e adultos utentes dos CIS – Centros de Inclusão Social de Vila Nova de Gaia, concretamente as unidades de Avintes, Canelas e Grijó e da APPACDM de Vila Nova de Gaia.

Investidores sociais?
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a par do Complexo de Neurointervenção da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vila Nova de Gaia, da ENDIR, do Grupo Ribadouro e da SONAE.

Ao longo de dois anos, iremos em conjunto desenvolver competências transversais de pessoas com deficiência intelectual e sensibilizar a comunidade em geral, criando e disponibilizando, ferramentas e orientações práticas para a inclusão das pessoas com deficiência intelectual nas redes sociais.

« Quem foi Manuel Leão?
Fundação integra CLAS de Vila Nova de Gaia »