Supervisão em contextos de educação e formação



Preço:
12,50€

Expedido no prazo máximo de 56 horas,
salvo rutura de stock.

Ler um excerto do livro


No pressuposto de que a palavra Supervisão é, vulgarmente, assertiva na maior parte das áreas que foi integrando, parece consensual que o mesmo não tem acontecido quando transportada para a área da pedagogia. Nesta área tem-se verificado uma tensão entre o desejo de supervisão e o receio em relação à sua prática o que parece radicar numa outra tensão – entre supervisão como processo promotor de crescimento e melhoria e supervisão como processo de controlo. Com base nestas ideias, desenvolveu-se uma reflexão em torno de algumas questões que suportaram a investigação condutora ao presente livro com o título «Supervisão em contextos de educação e formação – conceções, práticas e possibilidades». Organiza-se em cinco capítulos: o primeiro é dedicado a uma reflexão teórica desenvolvendo conceções que darão suporte aos restantes capítulos; os três capítulos seguintes incorporam trabalho empírico, isto é, apresentam resultados de algumas práticas em ambientes diferentes – na formação de professores, no ensino não formal e no ensino superior online –; todos eles sustentam o quinto capítulo que apresenta, no campo das possibilidades, uma proposta de observatório como instrumento chave no incremento da supervisão pedagógica em Portugal.

Ana Paula Carlos é mestre em Supervisão Pedagógica, professora do Ensino Básico e Secundário e formadora certificada pelo CCPFC. Tem colaborado em projetos de investigação, com destaque para temáticas no âmbito das lideranças e da supervisão, com comunicações e publicações nestas matérias.

Fernanda Lamy é mestre em Supervisão Pedagógica, formadora do Centro de Associação de Escolas dos concelhos de Albufeira, Lagoa e Silves e Supervisora, pelo IAVE.Tem colaborado em projetos de investigação com destaque para os que incidem no ensino e na supervisão, com comunicações e publicações nestas matérias.

Filipa Seabra é doutorada em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho. É professora na Universidade Aberta, membro integrado do Laboratório de Educação a Distância e e-learning (LE@D-UAb) e colaboradora do Centro de Investigação em Educação (CIEd-UM); colabora também no CIPEM-INET-MD. Tem participado em vários projetos, resultando em diversas publicações.

Lúcia Massano é mestre em Administração e Gestão Escolar, tem lecionado o ensino secundário na escola pública onde, em paralelo, tem exercido funções de gestão a par da dinamização de projetos nacionais e internacionais. Os seus interesses na investigação centram-se nas áreas de supervisão e liderança em educação.

Maria Ivone Gaspar é doutorada em Teoria Curricular e Metodologias de Ensino pela Universidade Nova de Lisboa. Criou e coordenou o mestrado em Supervisão Pedagógica na Universidade Aberta. É professora aposentada da Universidade Aberta e membro do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH-UCP) com diversas publicações. Paula Silva é mestre em Supervisão Pedagógica. Tem exercido a sua atividade profissional, como professora do 2º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho (Valença), após um percurso com funções de direção. Tem participado em projetos de investigação na área da supervisão e da autoavaliação das escolas.

Rui Eira é mestre em Supervisão Pedagógica e doutorando em Educação; leciona como professor convidado, na Universidade Aberta. Tem experiência em design e operacionalização de atividades em contextos de educação não formal. Tem participado em diversos projetos de investigação, com destaque nas TIC ao serviço do ensino e na supervisão.

Sandra Galante é mestre em Supervisão Pedagógica. É professora do Ensino Básico e Secundário, formadora certificada pelo CCPFC e integra atualmente a Direção do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova. Focalizada na Educação, tem interesse na investigação em supervisão e formação contínua de professores, com participação em diversos projetos nestas áreas.

Susana Henriques é doutorada em Sociologia com especialidade em Educação, Cultura e Comunicação pelo Instituto Universitário de Lisboa. É professora na Universidade Aberta, membro integrado do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-IUL) e colaboradora do Laboratório de Educação a Distância e e-learning (LE@D-UAb), com diversas publicações.


Ficha técnica
Título: Supervisão em Contextos de Educação e Formação – conceções, práticas e possibilidades
Coordenação: Maria Ivone Gaspar
Autores: Ana Carlos, Fernanda Lamy, Filipa Seabra, Lúcia Massano, Maria Ivone Gaspar, Paula Silva, Rui Eira, Sandra Galante, Susana Henriques
Editor: Fundação Manuel Leão
Número de edição: 1
Ano de Edição: 2019
N.º de páginas: 280
ISBN: 978-989-8151-49-0
Dimensões: 140x215x14mm