Quem lidera o ensino e a aprendizagem nas escolas?



Preço:
9,50€

Expedido no prazo máximo de 56 horas,
salvo rutura de stock.

Ler um excerto do livro


Este livro nasceu do interesse e trabalho de um grupo de investigadores/professores que se debruçou sobre a questão da influência das lideranças na melhoria do ensino e da qualidade das aprendizagens. Trata-se se um estudo de caso, realizado em colaboração universidade-escolas, que se enquadrou num Projeto Educativo Municipal, claramente orientado para a produção de melhorias, em que a Universidade Católica foi parceira. O estudo, situado em 3 contextos escolares, convoca os conceitos de liderança pedagógica e de ação profissional dos professores, procurando clarificar que perceções são expressas pelos diferentes atores envolvidos na gestão pedagógica: diretores, lideranças intermédias e professores. Dos resultados destaca-se uma crescente consciencialização e ação das lideranças neste domínio, com alguns efeitos positivos já identificáveis, bem como o reconhecimento de dificuldades a superar que se situam nos planos das culturas organizacional e profissional tradicionais, ainda muito fortes no sistema, nas escolas e na visão dos professores.


Anabela Desterro Tavares é licenciada em filosofia na faculdade de letras da universidade de Coimbra em 1994. É professora do quadro de escola do ensino secundário de Filosofia, Sociologia e Psicologia. Atualmente é delegada de grupo no agrupamento de escolas Tomás Cabreira em Faro.

Maria do Céu Roldão é doutorada em Currículo e Desenvolvimento Curricular, com Agregação em Teoria Curricular, e é docente e investigadora nessa área. Nos últimos anos a sua atividade profissional desenvolveu-se na FEP e no CEDH da Universidade Católica Portuguesa e em consultorias na área educativa, nomeadamente no Ministério da Educação. Tem numerosas publicações, nacionais e internacionais, no campo do Currículo, Profissionalidade e Formação Docente.

Maria da Conceição Duarte Colaço é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, tendo uma pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores. Exerce funções docentes – ensino Português e Francês –, no Agrupamento de Escolas n.º 1 de Abrantes. Durante doze anos, desempenhou funções na Direção de uma Escola/Agrupamento. É membro do Observatório do Projeto Educativo Municipal de Abrantes.

Maria de Fátima Morgado é professora no Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e fez estudos pós graduados em TIC  e Avaliação Educativa.

Maria Irene Almeida é licenciada em Ensino de História e mestre em Demografia Histórica. Exerce funções docentes no Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes desde 1995. Ao longo da sua carreira profissional desempenhou funções em serviços do MEC e tem exercido diversos cargos em órgãos de administração e gestão e em estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica. É membro do Observatório do Projeto Educativo Municipal de Abrantes desde 2015.

Maria Marly Figueira Serras é licenciada em Português/Francês e tem uma Pós-graduação em Administração Escolar. É docente há 26 anos na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, onde tem desempenhado também as funções de Coordenadora de Departamento, Diretora de Curso e Orientadora Educativa. Participa no Observatório do Projeto Educativo Municipal de Abrantes.

Nuno Miguel Pedro Gil, mestre em Ciências do Desporto e doutorando também em Ciências do Desporto. Nos últimos anos tem exercido funções de professor no agrupamento de escolas n.º 2 de Abrantes,  no qual tem exercido cumulativamente funções de adjunto do diretor. É formador de professores e de treinadores.


Ficha técnica
Título: Quem lidera o ensino e a aprendizagem nas escolas?
Coordenação: Maria do Céu Roldão
Autores: Anabela Tavares, Conceição Colaço, Fátima Morgado, Maria do Céu Roldão, Maria Irene Almeida, Marly Serras, Nuno Gil
Editor: Fundação Manuel Leão
Número de edição: 1
Ano de Edição: 2019
N.º de páginas: 158
ISBN: 978-989-8151-54-4
Dimensões: 140x215x8mm