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A RIMED é uma plataforma de encontro e de colaboração entre pessoas (professores, investigadores, diretores escolares, mediadores culturais, etc.) e instituições (escolas, autarquias, associações de educação, etc.) destinada ao debate, partilha, estudo, investigação-ação, co-construção de projetos de inovação e melhoria da educação.
A RIMED conta com:
– a livre adesão de pessoas e instituições, com a sua participação ativa e a entreajuda para se quebrar o isolamento, a incoerência e a insustentabilidade que caracterizam habitualmente as inovações educacionais;
– um referencial-base sobre o que entendemos por inovação e melhoria da educação, que constitui o primeiro desafio de co-construção da Rede e que esclarece, de modo breve, que tipo de referentes educacionais nos guiam;
– uma equipa técnica multidisciplinar (ver), disponível para apoiar e animar processos de inovação e melhoria da educação.
A RIMED tem os seguintes objetivos:
2.1. Criar uma rede nacional de escolas dispostas a iniciar ou a dar continuidade a projetos de inovação educacional, que se traduzam na metamorfose das suas práticas organizacionais, pedagógicas, curriculares, profissionais e territoriais.
2.2. Desenvolver dinâmicas de cooperação que criem canais de comunicação entre os membros desta rede nacional e reforcem os canais de comunicação já criados com as organizações e escolas identificadas como “case studies” mundiais da inovação escolar.
2.3. Dinamizar a partilha de experiências com os “case studies” nacionais e mundiais da inovação escolar, nomeadamente através de visitas cruzadas e a observação in loco das práticas pedagógicas, organizacionais, curriculares, profissionais e territoriais neles utilizadas, tendo em vista a construção de conhecimento significativo que alavanque os esforços de mudança e a melhoria dos processos e resultados educativos nacionais.
2.4. Instituir práticas regulares de reflexão, interação e entreajuda entre as escolas da rede nacional e internacional, em formatos diversos e com geometrias de participação variáveis, de modo a potenciar todo o conhecimento produzido no âmbito da Rede e alavancar projetos educativos de renovada qualidade.
2.5. Participar em programas e dinâmicas públicas e privadas de inovação e melhoria da educação.
3.1. Criação, desenvolvimento e avaliação de Projetos de Inovação e Melhoria Educacional, junto de Agrupamentos, Escolas, autarquias e outras instituições.
3.2. Criação de uma Rede de escolas apostadas na inovação e melhoria educacional.
3.3. Organização de um sistema permanente de visitas cruzadas entre escolas portuguesas e entre estas e os “case studies” mundiais da inovação escolar.
Quem adere (individual ou institucionalmente) o que ganha com isso?
Quem adere à RIMED, pode:
– participar na construção permanente do referencial e das práticas colaborativas de inovação e melhoria da educação, constituindo progressivamente uma comunidade de aprendizagem apostada na melhoria da educação;
– participar em seminários e oficinas sobre inovação e melhoria das escolas gerados na Rede;
– participar em projetos de investigação e melhoria, de preferência sustentados no modelo autorregulado de planificação-ação-melhoria-avaliação;
– divulgar projetos de investigação e de inovação relacionados com a melhoria da educação escolar;
– receber apoio direto da RIMED para a criação e o desenvolvimento de “comunidades de prática” dentro de cada escola/Agrupamento;
– participar com sugestões sobre ações a empreender, metodologias a adotar, cuidados a ter, novos projetos a desenvolver pela RIMED;
– propor a criação de mini-redes ou sub-redes temáticas dentro da RIMED;
– aceder a uma biblioteca de documentos e de relatos de escolas inovadoras de todo mundo;
– participar na disseminação de experiências e divulgar/receber artigos científicos sobre a inovação e melhoria da educação;
– divulgar a RIMED junto de pessoas e entidades que possam vir a estar interessadas em participar na Rede.
Como se adere?
A adesão é livre e concretiza-se preenchendo uma ficha de inscrição.
Não há lugar ao pagamento de qualquer quota de adesão.
A coordenação da RIMED divulga a RIMED e organiza os contactos e as adesões e imprime um ritmo regular de comunicação entre os membros da Rede, incentivando a sua participação ativa e em rede.
Os membros da RIMED, pessoas e instituições, podem propor múltiplas dinâmicas de trabalho, tais como: partilhas de experiências, debates de problemáticas, visitas a escolas inovadoras, em Portugal e no estrangeiro, projetos colaborativos de investigação-ação, webinares, apoio a projetos em cada escola, …
A coordenação da RIMED, por sugestão dos membros aderentes ou por sua iniciativa, organiza eventos, exclusivos da Rede ou abertos.
A coordenação da RIMED ativa a sua Equipa Multidisciplinar (sem prejuízo de pedir intervenções pontuais a outros peritos), para dar apoio a estas dinâmicas e para pensar em conjunto a inovação e melhoria da educação: construção/aprovação/monitorização de projetos específicos (ex: consultoria formativa a uma escola, curso de formação, realização de um seminário, animação de uma mini-rede colaborativa, etc.).
A coordenação da RIMED abre uma ficha de projeto para cada ação e realiza uma monitorização, permanente e próxima, de cada intervenção em curso
O financiamento da Rede é gerado sobretudo pelos projetos que venham a ser desenvolvidos.
6.1. Acordos, protocolos e contratos
6.2. Patrocínios
6.3. Donativos institucionais e individuais
6.4. Fundos próprios
As mudanças socioculturais profundas que hoje nos envolvem têm lançado grandes desafios à educação escolar. Desafios que apelam à progressiva mudança de um modelo de ensino que tende a tornar-se mais e mais inadequado, gerando um elevado volume de alunos descomprometidos e de profissionais desgastados.
As inovações e melhorias a que temos assistido, seja as que o Ministério da Educação promove (como a Autonomia e Flexibilidade Curricular ou os Planos de Inovação regulamentados pelas Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, alterada pela Portaria n.º 306/2021, de 17 de dezembro,) seja as que cada agrupamento/escola, de per si, decide empreender, são geralmente mobilizadoras e positivas, mas esbarram habitualmente com problemas de incoerência, isolamento e sustentabilidade. Mais cedo ou mais tarde acabam por ser absorvidas pelo modelo escolar tradicional e hegemónico e desaparece o seu ímpeto inovador e de promoção de uma educação mais significativa para cada criança, jovem e educador.
Importa quebrar este círculo vicioso e enfrentar esses mesmos problemas de incoerência, isolamento e insustentabilidade da inovação e melhoria da educação. Para tal, é necessário envolver as próprias escolas interessadas e gerar redes de entreajuda que quebrem o isolamento e deem maior garantia de sustentabilidade dos processos e resultados.
A FML tem desenvolvido, ao longo dos últimos vinte e cinco anos, um trabalho persistente de acompanhamento dos processos de melhoria da educação, nomeadamente através do Programa AVES (Avaliação Externa de Escolas), através da realização de estudos e projetos com escolas e autarquias e da publicação regular de uma coleção de livros sobre a educação e o ensino.
Para além desta intervenção institucional, alguns investigadores desenvolveram recentemente estudos sobre inovação escolar à escala internacional e nacional, no quadro da Universidade Católica Portuguesa. Em contexto de trabalho doutoral, mapearam-se e caracterizaram-se escolas que são hoje identificadas pela comunidade científica das Ciências da Educação como “case studies” mundiais da inovação escolar. No decurso destas investigações criou-se uma rede de contactos com algumas dessas escolas inovadoras, nacionais e internacionais, com personalidades académicas e organizações de referência, reconhecidas no campo da inovação e melhoria escolar.
Consideramos que a experiência acumulada e o conhecimento já adquirido podem e devem ser completados com a observação in loco e com a troca de experiências com estas escolas inovadoras, onde se articulam várias mudanças profundas nas dimensões organizacional, pedagógica, curricular e territorial, com uma ação docente mais criadora, mais empoderadora e profundamente cooperativa, pois isso produziria conhecimento significativo e útil e alavancaria os processos de mudança e melhoria das escolas portuguesas.
Assim, uma equipa multidisciplinar composta por professores, investigadores e mediadores culturais, no quadro da Fundação Manuel Leão, decidiu criar a Rede para a Inovação e Melhoria da Educação, RIMED. Esta Rede integrará e potenciará o desenvolvimento do Programa AVES (Avaliação Externa de Escolas), criado em 2001.
Sete anos depois de criada a Edufuturo: Rede de Escolas para a Transformação da Educação, a Fundação Manuel Leão lançou, em outubro de 2023, a RIMED-Rede para a Inovação e Melhoria da Educação. Aprendemos com as dificuldades que surgiram e decidimos: (i) enveredar por um caminho diferente, envolvendo as pessoas e as instituições em dinâmicas mais colaborativas; (ii) investir mais recursos internos e dispor de uma equipa técnica multidisciplinar mais abrangente; (iii) avançar com um projeto próprio da Fundação Manuel Leão, congregando em redor desta iniciativa os seus recursos e as experiências acumuladas.
Professor Catedrático Jubilado da Universidade Católica Portuguesa
Coordenação
Doutor e Investigador em Ciências da Educação, Universidade Católica Portuguesa
Coordenação
Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade Católica Portuguesa
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, Embaixadora Digital da DGE
Doutorada em Ciências da Educação e Pós-Doutorada pela Universidade Católica Portuguesa
Mestre em Psicologia, Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade Católica Portuguesa
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, Diretora Pedagógica da ETAP
Professor e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, Programa de Direção de Empresas na AESE Business School
Professor e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa
Mestre e Doutora em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho
Mestre em Administração e Organização Escolar, Doutoranda na Universidade Católica Portuguesa
Licenciada em Artes Plásticas-Escultura, Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Mestre em Ensino de Artes Visuais (FPCE e FBAUP), pela Universidade do Porto, Diretora do Museu Casa da Imagem
Licenciada em Artes Plásticas-Pintura e Mestre em Arte Multimédia e em Ensino de Artes Visuais, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Diretora do Museu Casa da Imagem
Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade Católica Portuguesa
Doutora em Economia pela Sorbonne-Universidade de Paris, CEO da Fundação Manuel Leão
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, Docente do ensino secundário e do ensino superior na Escola Superior de Hotelaria e Turismo, do Instituto Politécnico do Porto
Mestre em Educação pela Universidade do Minho
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