Casa_imagem_logotipo

A Casa da Imagem, da Fundação Manuel Leão, é um espaço cultural de prática e educação artísticas dedicado à investigação sobre a imagem. É sua missão atuar como centro difusor entre arte e comunidade, ao mesmo tempo que pretende ser um local de aprendizagem, reflexão, produção e partilha dos sentidos que a pessoa constrói na sua relação com o mundo através da imagem. É um espaço em que a aprendizagem se caracteriza pela capacidade de intervir reflexivamente sobre contextos quotidianos através da implicação dos participantes nas atividades. Compreende o ato educativo como uma ação que se centra na aprendizagem que o sujeito desenvolve a partir de si próprio em cooperação com o meio e com o outro.

  Educação Artística

A educação artística centra-se na relação próxima entre a experiência e a divulgação artística e cultural e o serviço educativo. A promoção da relação entre as vertentes educativa e artística far-se-á em função das vivências e expectativas das pessoas que participam neste projeto.

Museu Casa da Imagem

O Museu Casa da Imagem é o mais recente projeto da Fundação. É lugar de histórias e de práticas. O seu corpo é constituído por dispositivos para visualizar, criar, reproduzir, registar e capturar, expor, divulgar e experimentar imagens. Afirma-se em diálogo constante com a História e as narrativas da tradição oral, deambulando entre coincidências, factos e devaneios. Percorre a origem e a evolução da imagem através dos caminhos do mito, da religião e das tradições, da cultura, das artes e das ciências.

Tendo por base a colecção do Arquivo “Teófilo Rego – Foto Comercial”, que reúne 50 anos de trabalho fotográfico e uma coleção de aparelhos óticos, máquinas fotográficas e câmaras de filmar, o Museu liga histórias contadas pelas imagens que as acompanham. As salas acolhem a multiplicidade de fascinantes objetos, organizados segundo categorias de natureza eclética, de forma sistemática e especulativa. É um convite ao público que viaja em busca do inovador, da descoberta, da experimentação e da reescrita da estória histórica da imagem.

As exposições do Museu da Casa da Imagem têm caráter permanente, temporário e esporádico. Em permanência, mostram-se objetos e imagens incontornáveis na História da Fotografia e da Imagem em Movimento. Temporariamente, recebem-se interpretações museológicas e projetos artísticos ligados ao corpo do Museu, fazendo surgir propostas que, pelo seu caráter periférico, desvendem aproximações e relações com o anteriormente conhecido. O Museu reserva, também, espaço para intervenções esporádicas, abrindo-se à ação direta e reflexiva do público.

O objetivo fundamental do Museu é desvendar e recriar os mistérios da produção da imagem por meio de jogos e dispositivos lúdicos, acentuando a sua capacidade de encantamento e problematizando a relação humana com a tecnologia. Concebendo um corpo expositivo móvel e mutante, o Museu abre-se ao pensamento e à discussão de outros problemas e conceitos laterais que, a partir daqui, se convoquem.

 

Visite a Casa da Imagem

MCI_01
MCI_02
MCI_03
CI_atividades_10