Centenário

Manuel Leão (1920-2020), celebração do centenário do seu nascimento

Decorre este ano de 2020 o centenário do nascimento do instituidor desta Fundação Manuel Leão (1920-2020).

A Fundação está a organizar uma série de eventos que têm como objetivo dar a conhecer mais ampla e profundamente a personalidade do seu instituidor, que desempenhou múltiplos papéis e desenvolveu muitas atividades, desde sacerdote e professor, diretor e criador de escolas, incentivador do associativismo cultural e investigador, autor de muitos artigos e de vários livros, confidente de imensas famílias e pessoas e grande viajante, colecionador e empreendedor social.

Entendemos que a celebração do centenário deve ser o mais sociocomunitária possível, envolvendo as instituições e as pessoas com as quais o P. Manuel Leão conviveu, trabalhou e celebrou a vida. Queremos que seja algo muito participado e vivo, rico em testemunhos. Estamos a organizar uma biografia e a desencadear vários eventos, encontros e exposições, que têm sempre como ponto de partida a participação das pessoas que o conheceram e as instituições. Entre estas destacamos as Câmaras Municipais de Vila Nova de Gaia e de Santa Maria da Feira.

Por isso, fica aqui desde já o desafio: conheceu o P. Manuel Leão?
Partilhe connosco o seu testemunhoContamos com a sua participação.

Iremos publicando todos os meses notícias e atualizações acerca das várias iniciativas em curso bem como publicaremos testemunhos pessoais. Esteja atento a esta página!

Joaquim Azevedo


Para informações adicionais e/ou partilhas, contacte-nos para:
+351 223 708 681
fmleao@fmleao.pt


Imagem do centenário criada a partir de pintura da autoria de Avelino Rocha, 2004.

Nota informativa

Dorrente da situação pandémica atual que assola o nosso país, a Fundação Manuel Leão (FML) gostaria de transmitir uma mensagem de união e serenidade, consciente que o momento que atravessamos, todos, sem exceção, é muito difícil. A todos os cidadãos muita coragem. Aos governantes e profissionais das áreas que lidam diretamente com os focos pandémicos, o nosso obrigado.

Como não podia deixar de ser, a FML está atenta e segue todas as directrizes e conselhos da DGS em termos de segurança e saúde. Por isso, organizamos a nossa equipa de acordo com as indicações institucionais. Nesse sentido, grande parte da equipa trabalhará em regime de teletrabalho nos próximos dias. Este facto poderá condicionar alguns contactos mais diretos e imediatos.

Para informações adicionais contacte-nos:
t. 223 708 681
fmleao@fmleao.pt

Até já,
Fundação Manuel Leão