Manuel Leão (1920-2020), celebração do centenário do seu nascimento

Conhecer o Padre Manuel Leão

Decorre este ano de 2020 o centenário do nascimento do instituidor desta Fundação Manuel Leão (1920-2020).

A Fundação está a organizar uma série de eventos que têm como objetivo dar a conhecer mais ampla e profundamente a personalidade do seu instituidor, que desempenhou múltiplos papéis e desenvolveu muitas atividades, desde sacerdote e professor, diretor e criador de escolas, incentivador do associativismo cultural e investigador, autor de muitos artigos e de vários livros, confidente de imensas famílias e pessoas e grande viajante, colecionador e empreendedor social.

Entendemos que a celebração do centenário deve ser o mais sociocomunitária possível, envolvendo as instituições e as pessoas com as quais o P. Manuel Leão conviveu, trabalhou e celebrou a vida. Queremos que seja algo muito participado e vivo, rico em testemunhos. Estamos a organizar uma biografia e a desencadear vários eventos, encontros e exposições, que têm sempre como ponto de partida a participação das pessoas que o conheceram e as instituições. Entre estas destacamos as Câmaras Municipais de Vila Nova de Gaia e de Santa Maria da Feira.

Por isso, fica aqui desde já o desafio: conheceu o P. Manuel Leão?
Partilhe connosco o seu testemunhoContamos com a sua participação.

Iremos publicando todos os meses notícias e atualizações acerca das várias iniciativas em curso bem como publicaremos testemunhos pessoais. Esteja atento a esta página!

Joaquim Azevedo


Testemunhos


Informa-se que os serviços da Fundação Manuel Leão se encontram encerrados até 31 de agosto de 2022, por motivo de férias.

Qualquer informação pode ser obtida através de correio eletrónico fmleao@fmleao.pt.

 

Agradecemos a sua compreensão!