NOTICIAS DA IMPRENSA

O Abandono Escolar Precoce

A Fundação Manuel Leão participou num estudo internacional sobre o Abandono Escolar Precoce (AEP), analisando o fenómeno em Portugal, em parceria com o CEPCEP da Universidade Católica e o apoio da Fundação Porticus.

Joaquim Azevedo distinguido pelo Município do Porto

O presidente do Conselho de Administração da Fundação Manuel Leão, Joaquim Azevedo, foi distinguido pelo Município do Porto em reconhecimento dos contributos para a cidadania local, com a medalha de Mérito da Cidade do Porto.

Alunos tendem a subir notas no final de ciclo
Conheça as principais reações dos media portugueses ao estudo sobre “As motivações e preocupações dos professores”

“Exaustos, desiludidos ou baralhados. Um terço dos professores sente-se assim“ Inquérito a 2910 professores. 60% lamentam que os pais “não se preocupem com a educação dos seus filhos”. Desmotivação, falta de apoio familiar e desatenção são os problemas maiores que identificam nos alunos dos dias de hoje. fonte Público “Maioria dos professores não se sente valorizado“ “Exausta” e “desiludida” são os adjectivos mais usados para caracterizar a relação com o exercício da profissão, de acordo…

Espólio de Teófilo Rego

A Fundação Manuel Leão criou uma colecção de livros de fotografia que revela, pela primeira vez, o espólio de Teófilo Rego (1914-1993). Fotógrafo do Porto e das suas gentes, do Douro e das romarias do Norte, Teófilo Rego trabalhou intensamente nas décadas de 50 e 60, captando a realidade em seu redor. A colecção inicia-se com dois livros um sobre a Ribeira e outro sobre o Douro. Outros volumes se seguirão, em 2006 e 2007,…

Filhos de pais ricos melhores alunos

Há uma forte relação entre o nível sócio-económico-cultural e o desempenho escolar dos alunos. Esta foi uma das conclusões a que chegou um estudo feito ao longo de cinco anos em 31 escolas com ensino secundário. Durante a apresentação dos resultados, os investigadores criticaram a organização de listagens – vulgarmente conhecidas por “rankings” – das escolas secundárias que serão divulgadas depois de amanhã, por constituirem a imagem mais “liofilizada e ignorante” que se pode ter…

Informa-se que os serviços da Fundação Manuel Leão se encontram encerrados até 31 de agosto de 2022, por motivo de férias.

Qualquer informação pode ser obtida através de correio eletrónico fmleao@fmleao.pt.

 

Agradecemos a sua compreensão!