Ano letivo 2024-2025

O mês de Setembro de 2024 será o momento de arranque da nova versão do Programa AVES.

Durante um período de dois anos o Programa AVES foi sujeito a uma profunda reformulação pela sua equipa de coordenação científica e técnica, tendo por base os seguintes objetivos:

• Rever as provas de conhecimento e atualizá-las nas aprendizagens essenciais.

• Construir questionários adaptados, na sua linguagem e temáticas, para os alunos do 5º ao 12º ano que permitem aferir a perceção do aluno em temas essenciais da atualidade (tais como, Direitos humanos, Igualdade de Género, Ecologia, Bem-estar emocional, Atitude para com a diversidade).

• Rever profundamente três questionários para os alunos (Valores e atitudes, Estratégias de Aprendizagem e Clima de escola) e os questionários de Opinião sobre a escola para os docentes, para os técnicos superiores e assistentes operacionais e para os encarregados de educação.

• Desenhar estes instrumentos de avaliação com dimensões de análise transversais e comuns aos diferentes agentes da comunidade escolar (tais como, Valorização da escola, Relação com a comunidade escolar, Metodologias de ensino e aprendizagem, Educação emocional e em valores).

Este processo chegou agora ao fim permitindo, em 2024/2025, o arranque de uma nova edição do Programa AVES.

A nova edição do AVES consta dos documentos anexos a esta correspondência (a brochura e a apresentação), contemplando, para além das provas de conhecimento revistas, três questionários para os alunos (Valores e atitudes, Estratégias de Aprendizagem e Clima de escola), um questionário de Opinião sobre a escola (com diferentes versões para os docentes, para os técnicos superiores e assistentes operacionais e ainda para os encarregados de educação).

Conseguimos realizar uma assinalável melhoria dos instrumentos do AVES e esperamos que venha a ter grande impacto nas dinâmicas de autoavaliação institucional.

No que concerne aos planos de adesão, são apresentados três planos. Cada um deles pode funcionar em regime de preenchimento dos instrumentos online ou através de suporte físico (em papel), sendo que a cotação premeia o serviço online.

Resultados

Os resultados da aplicação dos questionários de cada um dos planos de adesão são entregues através de um relatório onde são apresentados os dados da escola e uma análise comparativa seja com os resultados de escolas do mesmo contexto socioeconómico, seja com o total de escolas aderentes ao Programa AVES.

Acreditamos que a reformulação agora realizada ao Programa AVES vai ajudar a escola a ter um conhecimento mais profundo e articulado da sua realidade e contribuir para sustentar os esforços que empreendem em prol da melhoria do serviço educativo.

Coordenador científico do Programa AVES
Joaquim Azevedo

Pretende ser contactado pela nossa equipa para saber mais sobre o Programa AVES?

  • O contacto telefónico serve apenas para comunicar de forma mais célere e será utilizado apenas para este fim.