COVID-19

A Fundação Manuel Leão (FML) está a seguir as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS), que recomenda práticas de prevenção de infeção: medidas de higiene e de etiqueta respiratória. Na sequência destas recomendações, já foram colocados alguns dispensadores de desinfetante para as mãos em locais de acesso direto às instalações da sede. A mesma prática acontecerá a outros espaços. Também serão afixados pequenos cartazes sobre a temática.

Quais são as medidas de segurança, incluindo as de etiqueta respiratória?
– Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos, incluindo o dorso das mãos e unhas.
– Reforçar a lavagem das mãos frequentemente e antes e após a preparação e consumo de alimentos, após o uso da casa de banho e sempre que tenha manuseado objetos que não estejam limpos.
– Em alternativa, caso não seja possível a lavagem das mãos, pode usar uma solução à base de álcool.
– Para se assoar, use lenços de papel (de utilização única).
– Cada lenço de papel só se usará uma vez.
– Depois de se assoar, deitar o lenço de papel no caixote de lixo e lavar bem as mãos logo de seguida (caso não seja possível, desinfetar as mãos).
– Se tossir ou espirrar, faça-o para o ante-braço (cotovelo fletido) e nunca para as mãos.
– Evite tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.
– Siga os procedimentos de conduta social: evitar o aperto de mão, abraços e beijos.
– Beber água frequentemente.

Quais os sintomas de alguém infetado e o que fazer?
A infeção pelo vírus COVID-19 (coronavírus) pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se mais grave, como uma pneumonia. As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória. O tratamento é dirigido aos sinais e sintomas apresentados.

As pessoas que são mais frequentemente atingidas e com maior gravidade, as mais vulneráveis, pertencem a dois grupos:
– Os maiores de 60 anos
– Os portadores de doenças crónicas (hipertensão, doenças respiratórias, diabetes, cancro, etc)

Tem sinais e sintomas da doença e está nas instalações da FML?
Em caso afirmativo, contacte de imediato 966510386 / 969607812 e siga as instruções que lhe forem transmitidas.

Tem algum dos sinais e sintomas da doença e não está nas instalações da FML?
Qualquer pessoa que suspeite possa estar contagiada, e antes de se deslocar a um serviço de saúde, deve ligar 808 24 24 24 (SNS24), informando sobre a sua condição de saúde e historial de potencial contágio (viagem ou contacto com contaminados), seguindo as orientações que vierem a ser indicadas.

Esteve numa área afetada?
Se sim, todos os colaboradores regressados dessas áreas, devem ficar em casa durante 20 dias e informar imediatamente a FML, através do email fmleao@fmleao.pt

Está fora da FML e foi-lhe confirmado o diagnóstico positivo?
Se sim, todos os colaboradores devem informar imediatamente a FML, através de um dos números de telefone 966510386 / 969607812 ou email fmleao@fmleao.pt

Para mais esclarecimentos deverá contactar 808 24 24 24.

Mais informações:
Covid-19
Basic protective measures against the new coronavirus (WHO) 
FAQ

Última atualização: 8 de março de 2020, 14.45h 


Para informações adicionais e/ou partilhas, contacte-nos para:
+351 223 708 681
fmleao@fmleao.pt


 

Nota informativa

Dorrente da situação pandémica atual que assola o nosso país, a Fundação Manuel Leão (FML) gostaria de transmitir uma mensagem de união e serenidade, consciente que o momento que atravessamos, todos, sem exceção, é muito difícil. A todos os cidadãos muita coragem. Aos governantes e profissionais das áreas que lidam diretamente com os focos pandémicos, o nosso obrigado.

Como não podia deixar de ser, a FML está atenta e segue todas as directrizes e conselhos da DGS em termos de segurança e saúde. Por isso, organizamos a nossa equipa de acordo com as indicações institucionais. Nesse sentido, grande parte da equipa trabalhará em regime de teletrabalho nos próximos dias. Este facto poderá condicionar alguns contactos mais diretos e imediatos.

Para informações adicionais contacte-nos:
t. 223 708 681
fmleao@fmleao.pt

Até já,
Fundação Manuel Leão