Articulação Curricular



Preço:
11,50€

Expedido no prazo máximo de 56 horas,
salvo rutura de stock.

Ler um excerto do livro


A articulação curricular, no sentido que aqui vimos analisando, diz respeito no essencial à organização do processo de desenvolvimento do trabalho e ensino orientadas para a concretização das aprendizagens curriculares visadas. Ela não nasce dos documentos curriculares – embora estes devam respeitá-la e induzi-la. Sendo no essencial uma questão relativa às questões “como se constrói o conhecimento? Como se pode tornar significativo o conhecimento curricular para os aprendentes?”, é no plano das estratégias de ensino, sua gestão, diferenciação e monitorização constantes que pode ser construída, por cada professor na sua área e pela equipa de professores que trabalha em comum com um ou vários grupos de alunos.
(do cap I)


José Matias Alves é professor Associado da Universidade Católica Portuguesa. Coordenador do Doutoramento em Ciências da Educação na Faculdade de Educação e Psicologia-UCP. Autor de dezenas de livros e artigos no campo da administração e organização escolar.

Maria do Céu Roldão é doutorada em Teoria e Desenvolvimento Curricular pela Simon Fraser University, Vancouver, Canadá, e agregada em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal. É atualmente Professora associada convidada na Universidade Católica Portuguesa e investigadora do CEDH na mesma universidade. Vem participando em diversos projetos da OCDE e UNESCO na área do currículo e em consultorias ao Ministério da Educação.


Ficha técnica
Título: Articulação curricular. O que é? Como se faz?
Organização: José Matias Alves . Maria do Céu Roldão
Autores: Elisabete Dias Lopes, Eva Zorzan, Gina Chaves, Joaquim Machado, João Formosinho, José Matias Alves, Manuela Vieira, Margarida Pereira, Maria da Graça Marques, Maria do Céu Roldão, Raquel Morais
Editor: Fundação Manuel Leão
Número de edição: 1
Ano de Edição: 2018
N.º de páginas: 118
ISBN: 978-989-8151-51-3
Dimensões: 140x215x6mm