Programa AVES
Apoio à Autoavaliação da Escola/Agrupamento

A Fundação Manuel Leão é uma instituição reconhecida pela sua atuação na área da educação, procurando sempre contribuir para a melhoria do sistema educativo e a valorização dos profissionais docentes. Assim, criou, em 2001, o Programa de Avaliação Externa de Escolas (AVES), que se tem mostrado uma ferramenta eficaz para a promoção de um ensino de qualidade, no apoio à autoavaliação e às ações de melhoria.

Este programa apoia as escolas no aprimoramento contínuo das suas práticas pedagógicas e no desenvolvimento de estratégias eficazes de ensino.

A adesão da sua escola ao AVES permitirá o acesso a um conjunto de ferramentas e a uma equipa de técnicos especializados que contribuem para a realização de uma cuidada análise da instituição, incluindo as práticas de ensino, o clima e o ambiente escolar, os métodos de estudo dos alunos, os valores e atitudes sociais dos mesmos alunos, a relação com a comunidade, a qualidade da lecionação das aulas, entre outros domínios. Esta avaliação é realizada de forma criteriosa, imparcial e sigilosa, levando em consideração padrões de rigor técnico.

Após a recolha dos dados e respetiva análise, a escola receberá um relatório detalhado com os pontos fortes identificados, bem como aspetos específicos a melhorar. A nossa intenção é dotar a sua instituição de dados que permitam desenvolver um plano de ação estratégico de melhoria, que possa contribuir para o pleno desenvolvimento e sucesso dos alunos, o bem-estar dos e a qualidade do exercício profissional dos professores e o fortalecimento da reputação da escola junto da comunidade, enquanto facilita a análise comparativa dos seus resultados com os de outras escolas dos mesmos contextos socioeconómicos. Neste momento, também estamos a trabalhar em soluções de apoio técnico externo que permitem ajudar a escola a desenvolver o referido plano de ação de melhoria.

Destacamos que o Programa AVES da Fundação Manuel Leão representa uma boa oportunidade para obter uma visão externa, imparcial e aprofundada da sua instituição e para poder contar com o suporte de profissionais experientes na área educação.

Convidamos sua escola a estudar a nossa proposta de instrumentos de avaliação e aderir ao formato que melhor lhe convier, dentro da maior flexibilidade possível.

Encontrará um resumo dos instrumentos que o AVES utiliza, com uma breve descrição das dimensões avaliadas, mais longas e precisas aqui. Poderá escolher os instrumentos que melhor se adequam às suas necessidades e enviar-nos um e-mail para um dos endereços abaixo.

Para mais informações sobre o Programa AVES e para agendar uma reunião via zoom para discutir os detalhes, entre em contato connosco pelos seguintes meios:

Telefone: 223708681
E-mail: [email protected] \ [email protected]

Instrumentos

Instrumentos para os alunos

Os questionários destinados aos alunos abrangem os  2.º e 3.º ciclos de escolaridade e os ensinos secundário e profissional.

 

Questionário ‘Clima de escola’
Permite conhecer o Clima de Escola. Avalia os domínios: ordem, disciplina e ambiente de trabalho; professores (relação estabelecida com os alunos e competência percecionada); atividades escolares e extraescolares; direção de turma (relação estabelecida com os alunos e competência percecionada); classificações obtidas (satisfação pessoal com as classificações e perceção de justiça na avaliação); relação com os colegas (tanto na turma como na escola); satisfação com a escola em geral.

 

Questionário ‘Estratégias de Aprendizagem (I parte) e Valores e atitudes (II parte)’
É possível conhecer as Estratégias de Aprendizagens usadas pelos alunos no seu estudo, nomeadamente o tratamento da informação (avalia a capacidade dos alunos para tratar a informação, extraindo as ideias principais e distinguindo o essencial do acessório; igualmente, inclui as estratégias relacionadas com a planificação da tarefa que se pretende levar a cabo), as técnicas de estudo (avalia o uso de técnicas próprias de elaboração e organização da informação, tais como resumos, esquemas ou guiões), a articulação de saberes (avalia-se a capacidade do aluno para refletir sobre as aprendizagens que realiza, para estabelecer relações entre o que já sabe e os novos conteúdos, bem como entre diferentes áreas de estudo) e a aprendizagem pela memória (avalia a forma do aluno abordar o estudo e a aprendizagem, caracterizada pela consideração isolada das matérias de estudo, pela memorização e passividade). Quanto aos Valores e Atitudes avalia, entre outras dimensões, o relacionamento entre pares, a tolerância e igualdade de oportunidades entre os sexos (avalia a posição do aluno face a temas como o racismo, a xenofobia, a discriminação e a igualdade de oportunidades entre ambos os sexos), a ecologia e respeito pelo meio ambiente (avalia os conhecimentos e os comportamentos dos alunos em questões relacionadas com a ecologia e com o respeito pelo meio ambiente), a saúde e bem-estar (perceção sobre os conhecimentos e os comportamentos dos alunos no que à educação para a saúde diz respeito).

 

Provas de Conhecimento
São aplicadas provas aos seguintes anos de escolaridade: 3º ano: português e matemática; 4º ano: português e matemática; 5º ano: português e matemática; 6º ano: português e matemática; 7º ano: português e matemática, inglês, história e ciências naturais; 9º português e matemática, inglês, história e ciências naturais; 10º ano (inclui ensino profissional): português e matemática; 12º ano (inclui ensino profissional): português e matemática; se aplicadas no início e no fim dos ciclos de estudo permitem a análise externa do Valor Acrescentado da escola.

 

Instrumentos para os encarregados de educação

Questionário de Satisfação com o Funcionamento da Escola 
As dimensões avaliadas são: funcionamento da escola e a formação dos alunos; comunicação com professores / diretores de turma; informação e participação dos pais/encarregados de educação na vida escolar; ordem e disciplina percecionada; atividades extracurriculares; satisfação com a escola em geral.

 

Instrumentos para os docentes e assistentes operacionais

Questionário de Satisfação com o Funcionamento da Escola
As dimensões avaliadas são as seguintes: recursos (espaços de ensino, recursos humanos, tempo); direção (clareza na orientação, gestão corrente, controlo interno, aceitação); disciplina interna (disciplina, cumprimento de regras); relacionamento pessoal (motivação interna); sistema social (relação profissional, participação, confiança, autonomia, trabalho de equipa); nível de satisfação (colaboradores e direção); clima de trabalho (clima global de trabalho); eficácia (eficácia percecionada). satisfação com a escola em geral.

— Planos de adesão —

Plano 1

Inclui todos os questionários sobre Clima de escola + Satisfação com o funcionamento da escola

Plano 2

Inclui todos os questionários sobre Clima de escola + Satisfação com o funcionamento da Escola + Estratégias de Aprendizagem e Valores e atitudes

Plano 3

Inclui todas Provas de conhecimento

Plano 4

Inclui todos os questionários e provas