O que é

florA Fundação Manuel Leão foi criada em Janeiro de 1996 pelo seu instituidor, Manuel Valente de Pinho Leão, presbítero da Diocese do Porto. Os seus fins principais são a promoção do bem público nos domínios transversais da educação, da cultura, da atividade artística e da ação sociocaritativa. Desde a sua criação que desenvolve e apoia múltiplos projetos.

No domínio da Educação, em  1997 estabeleceu uma parceria de cooperação com o CEDIC – Centro de Documentação e Informação sobre a Infância e as Crianças, da Universidade do Minho, tendo financiado diversas iniciativas. Tem apoiado o Infantário de Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira. Ainda neste domínio destaca-se o pioneirismo na Avaliação Externa de Escolas (AVES). No ano letivo 2000-2001 arrancou com o dito Programa de Avaliação Externa de Escolas (AVES), que contou, na sua génese, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Criou também duas colecções de Educação, FML e DPP – Desenvolvimento Profissional de Professores. Com a publicação destas coleções, a Fundação Manuel Leão pretende ser apoio a todos quantos se esforçam por encontrar novos rumos para a educação e a formação do futuro da educação.
Saiba mais 

No domínio da Arte promove, continuamente, através da aquisição de obras de referência, a criação de uma Biblioteca especializada em edições de Arte. Além disso, promove a preservação e divulgação do espólio fotográfico de Teófilo Rego e apoia trabalhos de investigação da área artística nas suas múltiplas valências. Em íntima correlação com a educação dá corpo ao projeto Museu Casa da Imagem, como espaço para a leitura e reflexão das diferentes áreas artísticas, em estreita relação com a comunidade e a integração social.
Saiba mais 

No domínio  Cultural acolhe a colecção de livros de poesia Fogo das Figuras, iniciada com obras de Daniel Faria, poeta maior da sua geração. Desenvolveu, em parceria com o Grupo Forum, a edição de um CD-Rom sobre a vida de Jesus.
Saiba mais 

No plano social desenvolve os projetos CoMMusI – Progama Sociocomunitário de Educação Artística, ISSO – Inovação Social e Solidária e NAAN – Novos Artistas Artistas Novos.
Saiba mais 

FML_biblioteca

Informa-se que os serviços da Fundação Manuel Leão se encontram encerrados até 31 de agosto de 2017, por motivo de férias.

Qualquer informação pode ser obtida através de correio eletrónico fmleao@mail.telepac.pt.

Obrigado pela compreensão!