Joaquim Azevedo, Presidente da Fundação Manuel Leão, recebe prémio ELFAC 2016 17 Fevereiro, 2017

Segundo ELFAC (European Large Families Confederation), “o Professor Joaquim Azevedo dedicou a sua vida ao ensino e à educação com uma carreira com várias nomeações para cargos em que desempenhou um papel importante na sociedade portuguesa, obtendo reconhecimento significativo e sendo distinguido como Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública (2009) e do Ouro Medalha de Defesa Nacional (2015).

Foto: Diário do Minho

Em 2014 foi coordenador de um importante relatório independente intitulado: “Para crianças, famílias e fertilidade amigável Portugal (2015-2035)”. Este relatório chamou a atenção para a dramática situação demográfica portuguesa e propôs um plano integrado de políticas públicas em 7 áreas diferentes: Compromisso Social e Político, Mais Justiça Fiscal, Políticas de Trabalho Mais Amigáveis ​​para a Família, Mais Educação e Solidariedade Social, Mais Saúde, Mais Políticas Locais e Facilitadores Públicos para estas políticas.

O relatório salientou a necessidade de políticas integradas, universais, coerentes, estáveis ​​e tendo em conta os diferentes contextos em que as famílias vivem a sua vida quotidiana. Muitas das medidas propostas estavam diretamente ligadas a um tratamento mais justo para as famílias numerosas, e muitas foram adotadas.

Este conjunto amplo de medidas que foram efectivamente implementadas constituiu o primeiro plano de acção para reverter o demográfico Inverno português em vários anos.

Consequentemente, a fecundidade está a aumentar em Portugal desde 2014, com mais 2.600 nascimentos apenas no primeiro semestre de 2016 e, mais importante, enquanto as medidas foram implementadas, com um tratamento mais justo para as famílias com crianças em geral e para famílias numerosas em especial.”

Saiba +

Outras notícias:
Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
Boas notícias. Um mundo em crescimento
Diário do Minho

« Fundação Manuel Leão apoia a Biblioteca Alfredo de Matos
Teófilo Rego. Arquitectura Moderna – Registos de um fotógrafo »