Fundação Manuel Leão edita “A excelência académica na escola pública portuguesa” 24 Janeiro, 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

No passado dia 17 de janeiro, na Universidade Católica Portuguesa, foi apresentado o livro “A Excelência Académica na Escola Pública Portuguesa”.

A obra conta com a prestigiosa colaboração de Almerindo J. Afonso, Álvaro A. Santos, Álvaro Ribeiro, Andreia Gouveia, António Neto-Mendes, Carlos Magalhães, Germano Borges, Hortense Santos, Jean-Louis Derouet, João T. Lopes, José A. Palhares, José E. L. Sousa, Leonor L. Torres, Licínio C. Lima, Luísa Quaresma, Maria Alice Nogueira e foi apresentada pelo Prof. José Matias Alves.

“Apesar de a excelência académica ser na atualidade um eixo central da política educativa em Portugal e na Europa, pouco se tem investigado sobre este tópico. Os resultados difundidos nesta obra procuram evidenciar quais os principais fatores que promovem percursos de excelência. A realidade educativa portuguesa tem vindo a desenvolver-se ancorada na influência desta mesma agenda, quer através da reconfiguração dos valores democráticos do sistema público de educação (igualdade, inclusão e cidadania), quer pela promoção de múltiplos dispositivos de controlo, de monitorização dos resultados e de racionalização de recursos.
De que forma as escolas concretizam a sua missão? De que forma usam a sua margem de autonomia relativa para responder às pressões do Estado e do mercado?”


Sobre os organizadores

Leonor Lima Torres é professora associada do Dep. de Ciências Sociais da Educação e investigadora do CIEd-UM. Doutora em Educação ­– Organização e Administração Escolar –, tem investigado no domínio da sociologia das organizações educativas, destacando-se os temas cultura organizacional, liderança escolar e percursos de excelência. Coordenou o projeto Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública.

José Augusto Palhares é professor auxiliar do Dep. de Ciências Sociais da Educação e investigador do CIEd-UM. Doutor em Educação ­– Sociologia da Educação –, tem incidido os interesses de investigação no âmbito de uma sociologia da educação não-escolar e de uma sociologia da juventude. Integrou o projeto Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública.

 

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