Educação

Desde as suas primeiras atividades, que começaram em 1998, a Fundação procurou responder às necessidades educativas com que a sociedade portuguesa se deparava, sem se desvincular dos seus fins estatutários. Como contributo para a melhoria da qualidade da educação em Portugal criou o Programa de Avaliação Externa de Escolas como instrumento de apoio à autoavaliação. Este Programa inédito e pioneiro em Portugal tem-se mantido ao longo dos anos, dada a sua pertinência e qualidade. A par desta iniciativa foram apoiadas edições de caráter científico na área de educação, desde ensaios a trabalhos de investigação.

Mais recentemente e num contexto de transversalidade da educação e num quadro de inclusão social, criou o seu Museu Casa da Imagem que visa a proporcionar à população jovem o contacto com a educação artística, quer através de oficinas de formação no espaço do Museu Casa da Imagem, quer através da deslocação dos técnicos às escolas.

Programa de Avaliação Externa de Escolas
O Programa AVES – Avaliação de Externa de Escolas nasce como um contributo para alcançar o objetivo de ligar, no terreno de cada escola, a identificação dos fatores que promovem e/ou impedem a qualidade do seu desempenho com as ações e os projetos que, ainda em cada escola, se podem mobilizar em ordem à melhoria deste mesmo desempenho social. A convergência entre as duas dinâmicas, cremos nós, pode acelerar os processos que contribuem para melhorar a qualidade das escolas secundárias portuguesas.
Saiba mais sobre o Programa AVES

Apoio à investigação científica
A Fundação Manuel Leão apoia de investigação científica desde que enquadrados nas suas áreas de intervenção. O apoio traduz-se, após uma criteriosa análise por especialistas de cada área, na publicação e divulgação do trabalho proposto ao apoio. Para tal criou duas coleções, uma para ensaios (FML) e outra para trabalhos de investigação (DPP – Desenvolvimento Profissional de Professores).

Revistas eletrónicas
A Fundação criou a Revista Interdisciplinar sobre o Desenvolvimento Humano (RIDH) e prevê o desenvolvimento de um Laboratório de Educação e Liberdade – LABEDULIB, com o objetivo animar redes de pessoas, de práticas, de projetos, de novas ideias e para solidificar práticas bem sucedidas, para comunicar resultados de novas pesquisas e provar debates, num ambiente multicultural.
A RIDH é um espaço global para a partilha de novos saberes disciplinares e multidisciplinares tendo por horizonte a natureza humana. Os campos do saber não se fecham, pelo contrário. Abrem-se em movimento de encontro. A RIDH é o espaço de encontro a que a Fundação Manuel Leão dá corpo.
Saiba mais sobre a RIDH 

 

Informa-se que os serviços da Fundação Manuel Leão se encontram encerrados até 31 de agosto de 2017, por motivo de férias.

Qualquer informação pode ser obtida através de correio eletrónico fmleao@mail.telepac.pt.

Obrigado pela compreensão!